ESOL significa “English Speakers of Other Languages” (falantes de inglês de outros idiomas) e é um programa criado especificamente para ajudar falantes de inglês não nativos a aprimorar suas habilidades no idioma inglês.
Os programas ESOL são normalmente oferecidos em escolas, centros comunitários e centros de educação para adultos.
O programa ESOL da Portsmouth High School oferece aulas em diferentes níveis, do iniciante ao avançado, para acomodar alunos com diferentes níveis de proficiência. As aulas abrangem tópicos como gramática, vocabulário, pronúncia, dinâmicas divertidas e, principalmente, prática de conversação.
Os objetivos de um programa ESOL podem variar, mas geralmente incluem habilidades de proficiência na língua inglesa. O programa ajuda os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação oral, auditiva, de leitura e escrita, o que ajuda a promover habilidades de comunicação eficazes em inglês para situações cotidianas, como trabalho e ambientes acadêmicos.
O ESOL também ajuda os alunos na integração cultural, na compreensão das normas e expectativas culturais e até mesmo nas oportunidades de emprego.
Como atual aluno do programa PHS ESOL, a experiência de mudar para um país que não fala a língua nativa não foi fácil. As dificuldades cotidianas muitas vezes podem deixá-lo desmotivado; e mudar de escola e de país exige muito esforço e estabilidade emocional.
Enfrentei, e ainda enfrento, muitos desafios que afetam a confiança, as interações sociais e o senso de pertencimento na sala de aula e na comunidade. Você já se imaginou em um ambiente tentando se comunicar e não conseguindo, ou em uma sala de aula onde ninguém fala o seu idioma?
Já enfrentei muitos desafios como aluno de ESOL. Nasci em Portsmouth, mas cresci no Brasil e meu primeiro idioma é o português.
Um desafio comum é a barreira do idioma. Os alunos de ESOL podem ter dificuldades para entender e se comunicar em inglês, o que pode prejudicar sua capacidade de participar das aulas, concluir tarefas e interagir com os colegas.
Outro desafio temido pelos alunos de ESOL é a adaptação cultural.
A autoconfiança é outro problema comum ao aprender um novo idioma, e os alunos podem ter dificuldades com a autoconfiança, como eu tive e ainda tenho. Com a ajuda do programa PHS ESOL, tenho me saído bem em quebrar essa barreira, especialmente ao falar em público. Não há problema em cometer erros, pois isso faz parte do processo.
Apesar desses desafios, a maioria dos alunos internacionais demonstra resiliência, determinação e um forte desejo de aprender e ter sucesso. Com o apoio de professores, colegas e recursos da comunidade, juntos podemos superar esses obstáculos e fazer um progresso significativo na sua proficiência em inglês e no seu sucesso acadêmico.
Os programas ESOL desempenham um papel fundamental para ajudar os falantes não nativos de inglês a se integrarem às comunidades de língua inglesa, buscarem oportunidades educacionais e de carreira e participarem plenamente da sociedade.
Como você pode ajudar um aluno de ESOL? Tenha empatia! Os alunos que falam inglês podem ajudar os alunos estrangeiros oferecendo incentivo e motivação aos alunos ESOL enquanto eles trabalham para melhorar sua proficiência em inglês. O reforço e o apoio positivos podem ajudar muito a nós, alunos de ESOL, a nos mantermos motivados